quinta-feira, 26 de agosto de 2010

Dor na mandíbula, dor pra mastigar, estalos ao abrir a boca, bruxismo: Conheça as disfunções temporo-mandibulares!

Atendo muitas pessoas no consultório com dor de cabeça, dor no pescoço, e que possuem ao mesmo tempo sensações de dor orofacial, fizeram ou fazem tratamento ortodôntico, têm insonia ou dificuldade para dormir, bruxismo, etc. Tudo pode estar relacionado as disfunções (de abertura e fechamento, controle muscular) da articulação termoro-mandibular

A Disfunção temporo-mandibular (DTM) é um distúrbio que acomete a articulação temporo-mandibular e pode gerar sintomas como dor de cabeça, enxaqueca, zumbido no ouvido, tontura, dor ao abrir a boca, , restrição da abertura da boca, etc.
A má oclusão causada por traumas, tensão muscular, assimetria da face, e maus hábitos podem causar estas DTMs, que são tratáveis através da Osteopatia, que aliviam sintomas, e previnem evolução para problemas mais sérios.
O bruxismo é caracterizado pela atividade muscular da mastigação acordado ou mesmo dormindo, gerando um ranger dos dentes, as vezes com desgaste dos dentes pelo atrito. Ela está relacionada tanto à má oclusão, quanto a postura ou ao emocional (ansiedade por exemplo). Na osteopatia estumulamos o alinhamento através de técnicas manuais sobre as articulações, suturas cranianas, fascias e músculos que inerferem na ATM.
Os bloqueios de movimento são na verdade outro sintoma desta má oclusão, que ocorrem por descoordenação muscular e alterações meniscais. O treino muscular muitas vezes é capaz de melhorar este sinal.
E, a dor?
Ela é o sintoma pelo qual as pessoas procuram tratamento, pode estar presente  na região temporal, occipital (nuca), enxaqueca, dor no fundo do olho, etc.
O reequilíbrio proporcionado pela osteopatia leva a melhora de todo o quadro inclusive ao aliviando dos sintomas.
Associado a Osteopatia, é importante um tratamento postural para reequilibrar a msuculatura inclusive da mastigação, deglutição e fonação que estão relacionadas a ATM.

16 comentários:

  1. Olá Mauro
    Muito oportunos os teus eslarecimentos. Como minha área é a linguagem, atendo bem poucos casos de motricidade orofacial, mas vale a dica para indicar o tratamento com osteopatia concomitante à fonoterapia.
    Abraço

    ResponderExcluir
  2. Olá Kátia.
    Estou a disposição se precisar.
    Dr Mauro

    ResponderExcluir
  3. Olá, qual é o tratamento Dr ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tratamento a gente faz para uma problema específico. Usamos a Osteopatia para tratar!

      Excluir
  4. Olá,tenho dor na minha mandíbula,as vezes minha mandíbula estrala e eu fico roçando meus dentes um com outro (mas não é bruxismo) dói muito e não sei o q é. Oque pode ser ? :/

    ResponderExcluir
  5. Olá,tenho dor na minha mandíbula,as vezes minha mandíbula estrala e eu fico roçando meus dentes um com outro (mas não é bruxismo) dói muito e não sei o q é. Oque pode ser ? :/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Lesão de menisco articular. Procure um Ortodontista para tratar isso, Neymar!

      Excluir
  6. Boa tarde Dr. Mauro!

    O senhor indicaria algum profissional no Rio de Janeiro? Tenho sofrido com a ATM e bruxismo há algum tempo e recentemente meus dentes começaram a quebrar, o que está me deixando muito chateada. Agradeceria imensamente uma indicação.

    Obrigada!

    ResponderExcluir
  7. Bom dia DR. Mauro
    Estive com gripe por quase um mes, tomei ate antibiotico receitado pelo medico,ele disse que era uma sinute caudada pela gripe e a uns 15 dias atras percebi que depois de assoar muito o nariz, começei a ter dores na mandibula do lado esquerdo e que doi ao mastigar, dormir do lado esquerdo ou simplesmente ficar com a boca fechada qdo aperto os dentes, tem dia que doi menos, mas hj ta doendo bastante, nao tenho dor de cabeça e é uma dor ate suportavel. o que pode ser?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Podes ter feito uma "artrite" ou uma lesão meniscal. Procure um Ortodontista para fazer exames, e, se nada for constatado, procure um Osteopata.

      Excluir
  8. Dr...
    Minha filha de 3 anos e meio, sempre reclama de dor embaixo das orelhas...
    Sempre ao mastigar..
    As vezes ela come numa boa, Mas direto reclama...
    Pode ser algo relacionado a isso?

    ResponderExcluir
  9. Oii dr a uns anos meu maxilar estrala toda vez q abro a boca, as vezes ds aquela preçao no rosto em direção ao maxilar, sinto tontura todos os dias, e desiquilibrii, sinto dor de cabeça, atras dos olhos, e minha cervical estrala ao mover o pescoço, e em cima dos ombros parece q tem um peso ,nao sei mais oq fazer, as vezes da sensaçao de desmaio , mas nunca cheguei dedmaia, a anos to assim ja fiz tanto exame e nao dao nada, nem dai de casa mas devido a tontura, tenho medo de cair, , me ajuda se possivel obrigada

    ResponderExcluir
  10. Ola doutor, sinto a meama coisa q o anonimo acima. Ja fiz varios exames. E farei tomografia da cabeça e ressonancia da coluna. O que pode ser?? Grata

    ResponderExcluir
  11. Oii angelica me add face pra conversamos paty_pantera007@hotmail.com

    ResponderExcluir
  12. bom dia DR realmente estou com todos os diagnosticos ai no texto citado já marquei com o dentista já fazem 3 meses e ate hoje estou esperando sera que não vai prejudicar meu ouvido tenho fé em ficar boa espero que seja consertado com o dentista.

    ResponderExcluir