sexta-feira, 28 de novembro de 2014

Criança que tosse e engasga mamando? Engasga quando fica deitada? Trate logo, com Osteopatia!


Muitas crianças desenvolvem "disfunções" da deglutição, ou seja, não engolem bem o leite e engasgam.
As disfunções podem ser perigosas, pois podem resultar em aspiração (entrada de leite no pulmão) o que pode causar pneumonias e até a temida morte súbita.


Mas por que estes engasgos acontecem em
Bebês?
Dois motivos principais:

1 - Por um "amolecimento" de uma região atrás da língua chamada de laringe (laringomalácea) que não possui uma causa definida, e que geralmente é associada ao chamado som estridor respiratório (roncos na respiração). Neste caso a solução pode ser apenas esperar o crescimento da criança e a melhora do quadro.


2 - Por uma disfunção de um nervo craniano chamado Glossofaríngeo que comanda os músculos (voluntários) da laringe que iniciam o processo de deglutição (passagem do alimento da boca para o estômago). Se o comando do nervo não for correto, o processo de deglutição pode ser insuficiente sobrando comida na laringe causando os engasgos e até aspirações (entrada no pulmão). Se este quadro associado a disfunção de outro nervo (o nervo vago), podem ocorrer episódios de refluxo gastroesofágico (RGE) que também podem favorecer a entrada de conteúdo do esôfago no canal do pulmão e causar engasgos no bebê.



No caso da disfunção dos nervos, o que ocorre é uma irritação destes na região da base da cabeça por causa de movimentos bruscos chamados "chicotes cervicais" e, o único meio de reequilibrar esta região e retirar o conflito mecânico é com a OSTEOPATIA.
A Osteopatia é uma especialidade do fisioterapeuta que utiliza técnicas muito suaves, específicas e precisas para restabelecer o equilíbrio local e que, em poucos dias, resolve o problema dos engasgos SEM MEDICAÇÃO, reduzindo as chances de uma complicação.



O que você pode fazer em casa se seu bebê engasgar? Siga as instruções da figura abaixo:


Sendo assim, mães e pais, fiquem atentos às crianças que tossem demais e engasgam demais. E procurem um Osteopata Pediátrico.

Dr Mauro Gemelli
Osteopata Pediátrico (Escuela de Osteopatia de Madrid Internacional)
Mestre em Engenharia Biomédica com ênfase em Refluxo Gastroesofágico de bebês (UTFPR)


Nenhum comentário:

Postar um comentário